Procurador Geral da República (PGR) pede criação de precedente obrigatório de vínculo empregatício

Em virtude da existência de divergência de entendimento sobre os limites de teses fixadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para fins de propositura da reclamação constitucional nos casos em que a Justiça do Trabalho identificar fraude à caracterização do vínculo empregatício, o procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu a instauração de Incidente de Assunção de Competência (IAC), para que seja uniformizada a jurisprudência e criado precedente obrigatório da Corte nessa matéria.

Para o PGR, essa divergência de entendimento tem gerado decisões contraditórias em casos idênticos, como por exemplo, para a 1ª turma do STF, os precedentes permitem o uso da reclamação para questionar as decisões da Justiça do Trabalho que reconhecem a fraude ao vínculo empregatício, já a 2ª turma, tem decidido pelo não cabimento.

“O Supremo construiu jurisprudência estável no sentido da necessidade de máximo rigor na verificação dos pressupostos específicos da reclamação. Exige-se o ajuste exato entre os atos questionados e os julgados paradigmas” pontuou Aras.

Fonte:
(https://www.migalhas.com.br/quentes/394309/mpf-pede-que-stf-crie-precedente-obrigatorio-de-vinculo-empregaticio)

Nossas Publicações

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Destaques